16 3116-7779  11 9 8427-9537

                                                       CONTATO

 
HOME - QUEM SOMOS  -  PRODUTOS OBRAS VÍDEOS
 
Ventilação - Luz Natural - Controle Acústico utilizando forro colméia
 

Nesta data um grupo de cientistas avisa a OMS - que o vírus Coroa 19 se propaga pelo ar - A ventilação dos ambientes e fundamental - Considerando este fato apresentamos solução da FAB em uma de suas instalações,com nosso forro colméia. que ajuda pra resolver fundamentalmente tal situação

 

"Nos ambientes fechados, que têm pouca ventilação, que têm pouca troca de ar com o ambiente externo, são os ambientes onde o vírus se concentra mais em aerossol. É mais cuidado para gente tomar", afirma Natália Pasternak da USP.

 

FAB - GRUPAMENTO DE APOIO DE SÃO JOSÉ dos CAMPOS - RANCHO H14

 
 
Benefícios da Luz Natural
 

Mas por quê aproveitar a luz natural? Os efeitos visuais e biológicos que a luz natural proporciona positivamente nos seres humanos são diversos (emocional, motivacional, humor), e dentre eles, podemos citar o aumento na produtividade geral (8% de 300 lux para 500lux, num ambiente industrial, conforme artigo “Iluminação para o trabalho” – Van Bommel, – Philips, 2004) e diminuição de erros. De outro lado, possibilita o desligamento de lâmpadas e reatores durante as horas em que temos luz natural disponível, gerando: menor consumo de energia elétrica; prolongando a vida útil destes componentes; e diminuindo a irradiação de calor proveniente do aquecimento deste sistema (artificial). Resumidamente, o aproveitamento da luz natural em ambientes profissionais possibilita o retorno do investimento em poucos meses, obtido com a economia gerada pela diminuição do consumo de energia elétrica e manutenção deste sistema (artificial). A iluminação natural é um recurso renovável, gratuito e sustentável. Essencial para a vida no planeta como a conhecemos, a iluminação vinda do sol ainda é mal explorada na indústria da infra-estrutura, o que acarreta em uma série de conseqüências que poderiam ser evitadas.

 

Fundamentos de Ventilação

 
O que é ventilação?
Ventilação é a substituição do ar interno pelo ar fresco do exterior, a fim de diluir e remover os poluentes do ar (substâncias nocivas para seres humanos), no interior de um edifício
 
O que são poluentes?
Os poluentes (substâncias nocivas aos seres humanos) incluem: dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), formaldeído (HCHO), poeira doméstica, pólen, bactérias e vírus que existem no ar de um ambiente.
Espera-se que a ventilação dilua tais poluentes e remova-os do ambiente.
 
Por que é preciso ventilar?
Porque a ventilação dilui e remove o nível de poluentes.
Em um ambiente totalmente fechado, o ar não pode sair facilmente, fazendo com que o nível de poluentes permaneça e aumente nesse ambiente. Tal situação pode afetar a saúde das pessoas presentes no local.
A ventilação é extremamente importante para diluir e remover esses poluentes do ar.
 
Porque o ar poluído se acumula em um ambiente sem ventilação?
Em muitas residências, tais como casas e apartamentos, há um nível elevado de estanqueidade, dificultando a saída de ar poluído dos ambientes. Quando nada é feito em tais tipos de residências, a ventilação é insuficiente e o ar poluído é acumulado cada vez mais nos ambientes.
 
Pode-se usar o ar condicionado para ventilar?

Muitas pessoas acreditam erroneamente que os condicionadores de ar trazem o ar externo para dentro de casa e que esse ar é usado para ventilar os ambientes.

De fato, os condicionadores de ar normalmente usados em residências proporcionam um conforto térmico apenas ao aspirar o ar de DENTRO dos ambientes, para depois resfriá-lo ou aquecê-lo e devolvê-lo ao mesmo. O ar interno não é substituído pelo ar externo fresco.
Na maioria dos casos, os aparelhos de ar condicionado não têm condições de ventilar.